Hoje o artesanato com madeira está em alta. Utiliza-se desde caixas de armazenagem de frutas e verduras até paletes (estrados de madeira). O uso da madeira na decoração além de deixar o ambiente mais sofisticado, mostra muito da personalidade do morador. Existem vários trabalhos artesanais que podem ser feitos sobre a madeira utilizando-se materiais simples como impermeabilizantes, tintas, pastilhas, tecidos, decoupagens, entre outros. Além disso, você pode inovar na decoração empilhando caixotes formando estantes ou pendurá-los na parede como nichos, usar escadas de madeira velha customizada nos banheiros para pendurar toalhas, paletes como sofás e mesas, etc, etc e etc…
Um exemplo legal de possibilidade é mostrado na figura abaixo, onde é dado um destino bem legal aos caixotes de madeira (aqueles muito usados em feiras livres), você os encontra também em algumas redes de supermercado e mercados fechados. Os caixotes em madeira podem ser usados na decoração da sala como estantes empilhadas para livros ou no quarto e corredor como nichos. Para que a peça fique bonita e com um efeito bem bacana, é importante saber de alguns truques, por exemplo, lixar os caixotes com lixa para madeira n° 100 para tirar as imperfeições que possam ter como farpas, e depois lixar com a n° 180 para dar o acabamento final. Outro ponto importante é usar o Fundo sintético nivelador antes da pintura, o produto trata a superfície da madeira garantindo maior aderência da tinta e deixando-a apropriada para receber o acabamento. Depois de seco pinte-os com tinta à base de água. O mesmo vale para os nichos que recebem a mesma técnica e são muito úteis também na decoração e funcionalidade do seu lar. Eles ficam bem divertidos com aplicação de tecido sobre a madeira e podem ser colocados na parede na vertical ou na horizontal, tudo depende da forma que você quer percebê-los na decoração!
Outra ideia bacana é empilhá-los uns sobre os outros (assim ficam de forma segura, sem o risco de desencaixar e cair). Empilhe-os na horizontal, onde a base de apoio é maior e a capacidade de peso fica melhor distribuída. Primeiro passe uma demão de tinta base PVA branca (latex) e deixe secar. Por ser uma madeira bem rústica, ela absorve muita tinta. Mesmo que a pintura não fique uniforme somente uma demão da tinta base é necessária. Depois de seca, use as cores que mais gostar e tiverem a ver com sua decoração no ambiente.
Já pensou em fazer um pequeno criado mudo com a reutilização de caixotes de madeira? Para você ver como no artesanato tudo é permitido! Se você não souber como fazer as gavetas, deixe por conta do marceneiro. Você fica por conta de toda arte a ser desenvolvida na madeira. Outra utilização interessante é na cozinha onde os caixotes interagem bem com o propósito e guardam utilidades que usamos diariamente, como copos, xícaras, latas de biscoitos e várias outras coisas.
Os caixotes em madeira podem ser utilizados tanto na área interna como também na área externa da sua casa ou apartamento. É importante aliado na decoração com flores e ou arranjo florais. Você pode empilhá-los na horizontal ou fixá-los na parede, se forem fixos, você pode colocar um peso maior como vasos de plantas maiores, por exemplo. Outra dica é colocar rodízio (rodinhas em silicone) por baixo do caixote, para que ele fique super versátil e fácil de ser levado para qualquer lugar! Geralmente a madeira dos caixotes é mais fina e os parafusos do rodízio certamente a rachariam. Pensando nisso, você pode colar os rodízios com fita dupla face que o trabalho fica perfeito! Depois de fixar os rodízios nos caixotes coloque vasos de plantas ornamentais para decorar sua sala ou varanda.
Já que estamos falando em reutilização e reciclagem da madeira, outra ideia interessante é quanto à customização dos móveis que muitas vezes temos em casa. Sabe aquela cômoda ou cadeira de nossa Avó ou uma Tia querida e que não gostaríamos de vender, por exemplo? Existem trabalhos muito bons de revitalização ou até mesmo restauração usando técnicas como a pátina ou a laca, entre outras. Essas técnicas deixam a peça nova e única, ou seja, você não a encontra em nenhum outro lugar. Você diferencia qualquer ambiente como banheiros, lavabos, quarto, home offices, etc. Por isso, na hora de decorar, lembre-se da madeira, além de você ter uma decoração diferenciada e de bom gosto, ela é exclusiva.
Gostou das dicas?! Quer saber mais sobre artesanato, reutilização de materiais e técnicas? Continue nos acompanhando, sempre teremos mais novidades para você! Até a próxima!